sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

"Máquina Maldosa"

Este projecto já era para ter sido apresentado antes do espectroscópio rudimentar, mas infelizmente não conseguimos..No entanto, prevalece a máxima "vale mais tarde do que nunca" e por isso fizemos um grande esforço e reelaboramos o projecto!! Pensamos que o produto foi satisfatório e conseguiu disfarçar algumas mazelas provocadas anteriormente por não termos cumprido os prazos limite.
Desta vez vamos começar por uma breve exposição teórica para que percebam também o fundamento do nosso projecto:

Todos os corpos emitem radiação electromagnética pelo facto de se encontrarem a uma determinada temperatura. À radiação emitida deste modo chama – se radiação térmica. (a radiação térmica é igualmente radiação electromagnética: a designação “térmica” apenas caracteriza a causa que provocou a sua emissão – a temperatura). Quanto mais elevada for a temperatura de um corpo, mais o espectro da radiação emitida por ele é rico em radiação de frequências elevadas.
A Lei de Stefan – Boltzmann relaciona a potência total irradiada por um corpo (em todas as frequências) com a temperatura a que este se encontra, a área da superfície de emissão e a sua emissividade.
Qualquer que seja a temperatura a que se encontrem, os corpos emitem radiação em todas as frequências. No entanto, existe uma zona em que emitem com intensidade máxima. Esta zona não é sempre a mesma: desloca – se para maiores frequências (menores comprimentos de onda) à medida que a temperatura do corpo aumenta. A este fenómeno foi dado o nome de deslocamento de Wien em honra ao físico alemão Wilhelm Wien que estabeleceu uma relação que permite verificar estes valores.

Por exemplo, o espectro da radiação emitida pelo corpo humano, que se encontre acerca de 37ºC, situa – se maioritariamente na zona dos IV ou um filamento aquecido a temperaturas da ordem de 500-600 ºC emite radiação visível numa sala às escuras, embora o máximo de emissão se encontre ainda na zona do IV.

Assim:
A modificação de um aparelho que regista imagens (fotografia ou vídeo) através de um sensor que pode ser do tipo CMOS ou do tipo CCD como máquinas fotográficas ou de filmar ou webcams. Ao retirar o filtro de infravermelho que se encontra nestes aparelhos podemos captar imagens que nos permitam visualizar fontes de infravermelho que a olho nu são invisíveis ao olho humano.

Aqui vão os nossos resultados (á esquerda estão as fotos da webcam normal e à direita as fotos da webcam modificada):































































As fotos podem não ter ficado muito bem porque a resolução das webcam era fraquita e também porque tivemos alguns precalços perto do final do trabalho com a webcam modificada (já tava modificada demais lool).
Esperamos que gostem...Ainda assim existem outro tipo de filmagens ou fotografias que se podem tirar, por exemplo, um fósforo aceso...


P.S: O título não foi engano nenhum isto porque quem tiver uma máquina melhor modificada pode andar a ver as partes intímas das pessoas ou então apanhar alguém que se "descuide" a pensar que ninguém deu por isso..LOOOL




Experimentem mas cuidado com as brincadeiras!!!

Sem comentários: