segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

À "Civil" pela escola fora!!

Olá todos os que seguem ferverosamente o nosso trabalho desde o início. Estamos de volta para animar estas "bandas" com mais mini-projectos divertidos mas acima de tudo com fundamento.

Desta vez foi - nos pedido uma ponte de esparguete. Sim sim leram bem. Ponte de E+S+P+A+R+G+U+E+T+E..É claro que no início ficámos um pouco incrédulos com tal proposta, mas depois de navegarmos um pouco pela net descobrimos que ate existem campeonatos mundiais de pontes de esparguete, nos quais sao premiadas no final aquelas que suportarem uma maior tensão. Este projecto pode parecer um bocado insólito à primeira vista, mas a física e a matemática estão lá. Apesar de não sabermos nada sobre Mecânica Vectorial, Mecânica Aplicada ou Estática (entre outras), e partindo do princípio que o esparguete tem uma boa resistência à tracção mas instabilizar - se com facilidade quando solicitado à compressão, lá andámos um bocado às "apalpadelas no escuro" até percebermos quais os métodos mais vantajosos para a construção duma boa ponte.

Foi um projecto bastante oportuno no qual nos divertimos imenso ao longo de toda a construção como se pode comprovar nas fotos e vídeos em baixo. Fica o registo que esta actividade deu asas à nossa imaginação e creatividade. Contribui para que percebesseum pouco mais acerca do mundo que nos rodeia diariamente.

Algumas fotos que revelam as fases da construçao da ponte:














D-DAY:

Aqui está a filmagem dos momentos finais da vida da nossa ponte que demorou cerca de 14 dias a ser construida.


É de salientar que apenas construimos uma ponte e por isso a marca que atingimos foi óptima. Se calhar pecamos pela estetica mas quando se é novo e se tem pouca experiencia, estes pormenores sao dispensaveis.

Gostaríamos de referir também que no final desta actividade, o grupo reuniu - se para reflectir acerca da mesma e concluimos que se nos fosse dada uma segunda oportunidade de construção atingiriamos uma marca muito superior aquela que atingimos. No entanto o tempo estipulado era escasso se tivessemos posto em pratica as novas ideias.

Antes de concluir este post foi de opiniao unânime do grupo que o elemento António Moura se destacou pela sua facilidade de manuseamento dos materiais o que nos poupou bastante tempo.

Nota: Queremos pedir desculpa a todos os que presenciaram algum desentendimento entre elementos do nosso grupo mas a ansiedade de fazer uma coisa "perfeita" desencadeia este tipo de comportamentos. Queremos que fique bem claro que a união é um valor que está bem esclarecido entre nós.

Outra Nota: Se alguém estiver interessado na construçao duma ponte deste tipo e precisar duma ajudinha nós podemos dar umas ideias para uma ponte bastante resistente e com uma estética elegante.

Sem comentários: