sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

"Espectroscoisa"

Saudações a todos os nossos fiéis seguidores e desde já pedimos desculpa por esta ausência tão prolongada devido a motivos de força maior tais como os penosos testes, entre outros.. (noitada e ogame) lool...Cá estamos com mais um projecto pequeno para vocês, mas muito grande para nós.. Desta vez calhou um espectroscópio a fim de conseguirmos registar fotograficamente o espectro de emissão do mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes (era este o objectivo da engenhoca que tentámos construir)..Recorrendo à "Bíblia" fomos ao site:
http://scitoys.com/scitoys/scitoys/light/cd_spectroscope/spectroscope.html
e tentámos construir uma "máquina"parecida..Aqui está o resultado:




LOOL era um óptimo resultado..mas não..foi este:






Utilizando:
Um cd;
Uma caixa de cartão;
Duas lâminas de barbear;
Fita adesiva;
X-acto;
Tesoura e cola;
Tubo de cartão;
Prata.


Mas afinal para que serve esta engenhoca que mais parece um carro tuning depois das modificações do Moura???

Ora bem, primeiro:

Para quem já não se lembra do distante 10ºano ou para quem ainda não sabe,todos os corpos emitem radiação electromagnética, denominada radiação térmica (lei de Stefan-Boltzmann), devido à sua temperatura. Objectos tais como o Sol, cuja radiação térmica é visível, são denominados incandescentes. Também é possível que a luz seja emitida de objectos frios; esse fenómeno é chamado luminescência. Os exemplos incluem as lâmpadas fluorescentes, relâmpago, mostradores luminosos, e receptores de televisão.
A cor com que vemos um objecto é uma mistura de cores do espectro (ou seja, é uma mistura de comprimentos de onda da radiação que esse objecto emite e, ou, da difusão da radiação que nele incide). A cor é importante pois pode permitir-nos identificar elementos químicos presentes em certos materiais.

Assim e em segundo lugar:
O espectroscópio é um dispositivo que sendo ou não tecnologicamente evoluído nos permite observar com mais ou menos rigor os espectros de emissão de elementos químicos presentes em determinado material posto à experiência como neste caso foi uma lâmpada fluorescente, na qual identificámos o mercúrio.

De seguida apresentamos o resultado fotográfico:


Claro que este projecto assim apresentado no nosso blog parece um bocado insólito mas no entanto referimos que tivemos de elaborar uma apresentação em powerpoint para divulgarmos o nosso trabalho aos restantes membros da turma onde abordámos mais conceitos físicos relacionados com este projecto como ondas,luz,cor entre outros..Felicitamos o "nosso" Hélder pela apresentação espectacular que produziu...

Sem comentários: